Nossa História

A 1ª Edição
Nascida como uma proposta de mostrar à sociedade e comunidade educacional da cidade de Castanhal a produção em ciências desenvolvida nas escolas bem como de nortear e regulamentar o formato para as feiras de ciências no município de Castanhal, na região nordeste do Estado do Pará em particular dos municípios a 8ª URE, a I Feira de Ciência e Tecnologia de Castanhal – FEICITEC teve sua primeira edição em novembro de 2007.
Realizada nas dependências da E. E. E. M. Lameira Bittencourt o evento movimentou a classe docente e discente das esferas municipal e estadual do município. Tendo uma participação efetiva de 40 projetos organizados em 04 projetos de estudantes de 1a a 4a séries do ensino fundamental, 11 projetos de estudantes de 5a a 8a séries do ensino fundamental e 25 projetos de estudantes do ensino médio.
Os projetos finalistas foram: Destilação de Plantas Medicinais orientado por Edileuza de Aviz Cunha e exposto pelos estudantes Melquesedeque Nascimento Ferro e Valeska dos Santos Sarmento; Perfil Sócio-Econômico dos Membros da Família dos Alunos da E. M. E. F. Prof(a). Cacilda Possidônio Nascimento orientado por Marcos Venício Fernandes Silva e exposto pelos estudantes Marquildes Vieira da Fonceca e Tatiana do Socorro Silva Pereira; Trabalhando com a Robótica Pedagógica orientado por  Ireide Júlia Lourenço de Souza de Oliveira e exposto pelos estudantes Lucas Milhomens Pereira e Rafael Rian Souza Lima; Horta na Escola (Colocando a Mão na Terra) orientado por Joel Rosa Eleres e exposto pelos estudantes Bruna Cristina Araújo Ferreira e Lenilson Nonato da Silva; Fenômenos Químicos e Físicos Alterando o Fenótipo do Organismo orientado por Maridalva Costa Nascimento e exposto pelos estudantes Elilde de Sousa Almeida  e   Nathalia  dos  Santos  e  Silva; CASTANHAL: RIOS E NASCENTES orientado por  Maria Silva Mekdece exposto pelos estudantes Rosana Moraes Pascoal e Rosiane da Costa e Silva e Mas, o que é Energia? De Onde Vem? orientado por Gláucia Santos Dias exposto pelos estudantes Juliana dos Santos Cruz e Vanessa Gomes Vilhena.

A 2ª Edição
Nossa segunda edição ocorreu em agosto de 2009. Em conjunto com a 1ª Feira de Ciência e Tecnologia do Nordeste Paraense que teve como sede o município de Castanhal. Nesse âmbito a 2ª Feira de Ciência e Tecnologia de Castanhal – II FEICITEC pode contar com toda estrutura logística da feira Regional. Com exposição efetiva de 77 projetos de nível fundamental e médio de escolas estaduais e municipais. 
As mostras dos projetos concentraram-se nas dependências do ginásio Serviço Social do Comércio de Castanhal – SESC.
Em virtude a expectativa gerada sobre os resultados obtidos na edição anterior o evento contou com a participação em massa de toda comunidade escolar da maioria das URE´S da região e portanto sagrou-se como o evento mais importante, no âmbito da iniciação científica no ensino Básico da Região Nordeste do Pará. Junto com a feira tivemos um evento agregado a Mostra Júlio Cesar, uma ação da SEDECT/FAPESPA, mostra esta que abrilhantou ainda mais o evento.
Através da mostra Júlio César foram ministrados palestras, cursos e minicursos voltados para a área das ciências direcionados á professores e estudantes participantes diretos ou não do evento.  
 Teve como principais eixos norteadores: Mostrar a produção científica fomentada pelos programas de financiamento do Governo do Estado e da SEDECT/FAPESPA: Protagonismo Juvenil: Ensino Fundamental e Médio, Pará Faz Ciência na Escola – PPCE e Pibic Jr desenvolvidos nas escolas estaduais do nordeste paraense e em particular no município de Castanhal; Incentivar a troca de experiências fomentando habilidades investigativas e aproximando a realidade tecnológica e ambiental ao cotidiano de estudantes, professores e comunidade contribuindo para a geração de novas idéias e Selecionar trabalhos para representar a região Nordeste na Feira Estadual de Ciências – FEICIPA e Feira Brasileira de Ciências e Engenharia FEBRACE. 
Os projetos finalistas desta 2ª edição e encaminhados para as feira em nível nacional foram: Produção de detergentes e sabão em barra gerando melhor qualidade de vida no ambiente orientado por Rosemary de França Brito e exposto por Helane Silva de Andrade e Roberta Laíne Costa Bahia; Sustentabilidade e Paz - consigo mesmo, com os outros e com a Natureza orientado por Leliane Aguiar da Silva e expospo por Ivan Cleyton Narciso Trindade e Juliana Lara Melo de Oliveira; Robô Leitor orientado por Maria Eunice de Sousa e Silva e exposto por Jadson Nadiel Vilhena de Sousa e Vanderson Garcia Ferreira; O Valor do Xadrez na Inclusão Social orientado por Luis Fernando Silva Almeida e exposto por Geovane Galvão Silva e Jhonata Bezerra de Carvalho; Grupo Japim: Os Contadores de História orientado por Maria Ligia Chaltein Almeida de Melo e exposto por Letícia Estefany  Santana e Elisa Kamile  Moreira; Fenômenos quimícos e físicos alterando o fenótipo do organismo orientado por Maridalva Costa Nascimento e exposto por Elilde de Sousa Almeida e Nathalia dos santos Silva; Rádio Escola: "Na Freqüência do Conhecimento" orientado por Rafael da Luz Herdy e exposto por Janaina Cristina da Silva Dias e Luciano Araújo dos Santos; Despertando um olhar cientifico para o manguezal: uma nova abordagem no ensino de Biologia para os estudantes do Ensino Médio do município de Marapanim orientado por Dijane Pantoja Monteiro e exposto por Adrielle Santa Rosa do Rosário e Taíle Nonata  Aleixo Favacho e Mestre aprendiz: uma abordagem interdisciplinar para o desenvolvimento oral e elaboração textual do discente orientado por Kátia Maria Rodrigues de Figueredo e exposto por Leonardo Ferreira Campos e Rozivan Damasceno Lins.